"Pop art já era!! Meu estilo é Superflat!"
Marilyn Monroe por ndop deviantart
Hahahahaha...bem, para bons entendedores, meia palavra basta, não é mesmo? Mas se ainda não entendeu, não se preocupe, porque estou aqui justamente para isso: explicar para você, leitor curioso e ocioso, que deseja saber do que diabos estou falando, alright? É isso mesmo, essa aí é a Marilyn e não a Mary como muitos a chamam, Marilyn Monroe, ou para os chegados Norma Jeane. Ela é um ícone da cinematografia norte-americana atuando como atriz, mas também como cantora e modelo, ganhou tamanha fama que se tornou um sex symbol, sim, os homens a desejavam e as mulheres a viam como forma de cake woman. Sua imagem era usada para fins comerciais, por exemplo: propagandas, outdoors e outras coisas ligadas ao marketing; e foi neste meio da supremacia capitalista nos fins da década de 60, que surgiu uma cultura tão interligada com o lado material que tudo se resumia em uma única coisa, mercadoria. Não, não, todo mundo não virou profissional do sexo, o que eu quero ressaltar é o fato da influência do capitalismo na vida das pessoas dessa época. As mulheres queriam qualquer coisa que passasse nos comerciais, principalmente se fossem feitos por atrizes e modelos belíssimas, seja uma vassoura que voa a um creme antirrugas instantâneo, com certeza, infernizariam a vida do marido até comprarem aquela bosta dádiva dos deuses. Obs: só porque a "Mary" estava usando...
Esta cultura feita de zumbis consumistas foi denominada de pop art (arte popular), uma arte modernista, em pleno desenvolvimento econômico norte americano com a famosa Guerra Fria, mas de fria só tinha o nome, porque os Estados Unidos já comiam pelas beras o prato de angu, e antes que a URSS chegasse com os cajus, os norte-americanos já estavam comendo as castanhas. Claro, por ter tido título de rival,teve seu merecido mérito, mas o sistema socialista se degradava mais e mais, enquanto os zumbis comiam cosméticos etc, os trabalhadores socialistas não tinham o que comer, e os tops do capitalismo com a barriga estufada de money. Pois bem, a cultura era tratada como mercadoria tendo como principal fontes a imagem, de produtos, de famosos, sempre mostrando vida boa, utilidade e versatilidade. Outdoors, comerciais, panfletos, enfim sempre chamativos, com cores vivas para se destacarem na suja paisagem urbana, e tudo isso para um simples motivo: fazer a população consumir para se sentir melhor.
E sim?Por qual razão, motivo ou circunstância que falei da falecida e querida Marilyn que Deus a tenha? Porque eu vim anunciar uma pequena mensagem para você que não sabia: Pop art jaz dorme no túmulo da Marilyn e a moda agora é Opa Gangnam style!!Oh Oh \o. (não, não), quero dizer que a nova onda é Superflat!!Já tínhamos visto superman, supershock, mas não superflat, e pior, o Deidara já sabia disso hó há tempos, na luta dele contra Sasuke fujão no cap. 358- Encurralado!! do mangá Naruto Shippuden. Veja um pouco da trama e confira com seus próprios olhos.
(...)
Só para reforçar
editado por Sand3 deviantart
Eu não sei bem, mas acho que o Deidara-senpai já sabia da morte da Marilyn e do desuso da pop art optando por um novo tipo de arte: Superflat. Ao ler pela primeira vez, jurava que seria alguma espécie de jutsu(técnica) ou algo do tipo, mas depois acabei entendendo pela nota em cima do quadrado. Poderia ser um superflatulence, seria muito legal de ver o Deidara explodindo por um entupimento nas vias intestinais, o gás tentaria sair sem sucesso, ficaria verde igual ao Hulk e então...
Katsu!
Superflat Monogram by Louis Vuitton & Takashi
O resto da história não é necessário contar...o fato é que Deidara da Iwagakure(Vila Oculta da Pedra) passou a usar este tipo de arte. Com o slogan: "A arte é uma explosão!", ele (sim, ele é um homem, eu não escrevi errado) cumpriu muitas missões difíceis, como a captura do novo Kazekage(líder da Sunagakure, Vila Oculta da Areia) e a captura do Sanbi(bijuu de três caudas, um demônio tartaruga portador de uma grande massa de chakra(energia)). Ele era um ninja renegado(nukenin) desde que roubou um kinjutsu( jutsu proibido) da sua vila ninja de amassar chakra em substâncias, e formulou uma nova técnica de explosivos de argila com a ajuda da sua kekkei genkai(habilidade genética de alguns clãs específicos). Sua kekkei genkai permitia o uso do bakuton(elemento explosão), que consistia no uso do chakra explosivo para explodir objetos e este foi o estopim para tornar o Deidara-senpai um ninja fugitivo de Rank-S. Sim, porque agora ele poderia dar forma a argila, anima-la e ainda energiza-la com chakra explosivo!!Tá bom, ou quer mais!? Ele fazia parte de uma organização de ninjas mercenários de rank-S chamada Akatsuki...resumindo em uma frase.
Eu não sei bem qual era o real propósito do mangaká Masashi Kishimoto para com o seu personagem Deidara ao mudar sua arte de pop art para superflat, mas tudo indica que isso tem haver com aquilo que escrevi no começo do post. Depois da Segunda Guerra Mundial houve a Guerra Fria já citada, o Japão assim como os outros países viveram em um período chamado pós-guerra cheio de traumas e medo de possíveis colisões entre as duas grandes potências: EUA e URSS. A cultura pop japonesa foi influenciada de certa maneira, que assuntos referentes a bombas atômicas e a destruição em massa eram explanados como atos de indignação perante a vida. A cultura pop japonesa pós-guerra foi a visão da população japonesa para um período de instabilidade mundial, mas ainda se empregavam os costumes tradicionais.Mas isso mudou, com a paz sendo estabelecida aos poucos, o país tinha que dar um upgrade e mostrar sua cultura mais alegre!!Saindo da realidade e sendo influenciado pelo seus desenhos(mangá), o estilo superflat ganhava forma e dava cor ao Japão com o uso de formas planas da arte gráfica,animações, cultura pop e outras artes japonesas, além do "vazio da cultura consumista japonesa". Na verdade, a cultura pop não foi extinguida e sim, contribuiu para a formação do estilo superflat.
Deidara representa esta mudança de concepção de art pop para superflat, muito surreal e mais poderoso, além disso quem diria que um daqueles explosivos gigantes eram teleguiados??Pois bem, se o superflat foi influenciado pelo mangá, porque não acontecer o contrário??"O mundo real" influenciar o mundo fictício??Da-lhe Masashi Kishimoto!!
Este movimento artístico pós-modernista foi fundado pelo artista Takashi Murakami que deu o mesmo nome, Superflat, a sua exposição em 2001 que passou por West Hollywood, Minneapolis e Seattle. Além do Takashi Murakami existem outros artistas com trabalhos considerados como superflat, são eles:Chiho Aoshima, Yoshitomo Nara, Hitoshi Tomizawa entre outros. O caso é que este estilo possui vários gêneros e está se disseminando cada vez mais pelo Japão, seja para qualquer faixa etária,contudo o público mais cativo foram os children, por ter cores vibrantes e alegres, e um mundo mágico diferente da dura realidade da vida.
Takashi Murakami
The divine gas by Aoshima Chiho
Mas a propósito, não pense que a pop art morreu de verdade, na verdade ela renasce como uma fênix, quando está velha vira cinzas e quando no seu ninho há ervas e plantas especiais, ela renasce mais forte ainda.Como eu disse ela pode sofrer transformações de acordo com as mudanças na sociedade.
Bom, é isso...espero ter explicado o porquê da frase épica do falecido Deidara-senpai: "A arte é uma explosão!" "Pop art já era!!Meu estilo é superflat!"Hãn!?Há sim, ele é um zumbi agora ¬¬...mas zumbis são mortos...vivos...mas são mortos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário